top of page
02BACK_edited_edited_edited.png


SUMÁRIO - RESUMOS EXPANDIDOS

79301713_541294439934360_9163443254367092736_n.jpeg

01 SESSÃO:

 

DO SONHO DE PINACOTECA À CRIAÇÃO DO MUSEU DE ARTE DE BELÉM: UM ACERVO EM FORMAÇÃO  - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Janice Shirley Souza Lima

MEDIAÇÃO CULTURAL SOBRE DUAS PERSPECTIVAS DE UM MESMO TERRITÓRIO – MUSEU DA UFPA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA  - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Rosangela Marques de Britto, Letícia Carvalho Viana de Sousa

CURADORIA DE EXPOSIÇÃO DE COLEÇÃO PARTICULAR: ESTUDO DE CASO DA EXPOSIÇÃO AS COLEÇÕES – O OLHAR DO CORAÇÃO - ARTISTAS PARAENSES NO ACERVO DE JORGE ALEX ATHIAS - Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes - Marcela Guedes Cabral

BREVE BIOGRAFIA DE UMA BAIA - Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes - Marcela Guedes Cabral

ARTE CONTEMPORÂNEA NAS FRONTEIRAS: BELÉM, ANOS 1960 E 1970, TRANSIÇÕES MOVEDIÇAS E TENSÕES GLOBAIS - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Gil Vieira Costa

CARTAS PARA DANI -  Memórias, História, Crítica e Educação Em Artes - VERA MARIA SEGURADO PIMENTEL

 

NOÇÕES NATIVAS DO BELENENSE EM RELAÇÃO AO MUSEU: PROCESSOS DE PESQUISA E CRIAÇÃO DO VÍDEO DO ESPAÇO CULTURAL CASA DAS ONZE JANELAS E MUSEU DO FORTE -  Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes - Rosangela Marques de Britto, Marisa Morkarzel, Moyses Cavalcante

 

CAIXA DE PANDORA: ESTUDO E LEVANTAMENTO DAS OBRAS, PARA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE HIBRIDAÇÃO NOS PROCESSOS ARTÍSTICOS DO GRUPO - Poéticas E Processos De Atuação Em Artes - Val Sampaio, Dóris Karoline Rocha da Costa

 

COLEÇÃO AMAZONIANA DE ARTE DA UFPA: NOTAS PARA GESTÃO DO ACERVO -  Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes - Orlando Maneschy, Paola Haber Maués,Remover

 

AMAZÔNIA FRATURADA: A VISUALIDADE AMAZÔNICA COMO MEDIDA PARA COMPREENDER A ARTE CONTEMPORÂNEA -  Poéticas E Processos De Atuação Em Artes - Orlando Maneschy, Guido Couceiro Elias

 

02 SESSÃO:

 

LINGUAGENS CÊNICAS CIRCENSES E A FORMAÇÃO DO ATOR - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Benedita Afonso Martins, Heloa Rodrigues Assunção

 

CORPUNIVERSILIZAR – O CICLO INVESTIGATIVO DA CRIAÇÃO E A DESCOBERTA DE UMA FENOMENOLOGIA TEATRAL - Teorias E Interfaces Epistêmicas Em Artes- Renan Delmontt Souza Paraguassu

 

O TEATRO PRECISA DE TEATRO? REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A DESTERRITORIALIZAÇÃO DO TEATRO A PARTIR DO GRUPO DE TEATRO PALHA - PA -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, Paulo Roberto Santana Furtado

 

LIMITES E AMBIVALÊNCIAS ENTRE O TEATRO E A PERFORMANCE -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Paulo César Sousa Dos Santos Junior

 

CINE TEATRO TERRITORIAL DE MACAPÁ: MEMÓRIAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS A PARTIR DO JORNAL AMAPÁ -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Frederico de Carvalho Ferreira

 

JOGO COM SOMBRAS: METODOLOGIA PARA TRABALHAR O TEATRO DE SOMBRAS COMO PRÁTICA DO ENSINO - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Cláudia Leão, Alexis Francisco Matute Izaguirre

 

ARTISTAS MARGINAIS: ARTE CIRCENSE NA RUA EM BELÉM. A MEMÓRIA DA ESCOLA CIRCO -  Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes

TEATRO EXPERIMENTAL WALDEMAR HENRIQUE: MEMÓRIAS E MILITÂNCIAS NA CENA TEATRAL CONTEMPORÂNEA DE BELÉM DO PARÁ -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - José Denis de Oliveira Bezerra, Ana Karine Jansen de Amorim

 

03 SESSÃO:

 

FRAGMENTOS DE MEMÓRIA DA BANDA DANIEL NASCIMENTO EVOCADOS A PARTIR DA CANÇÃO SONHOS DE ÍCARO -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Tirsa Laís De Oliveira Gonçalves Moraes

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTES/MÚSICA – REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES/UFPA -  Memórias, História, Crítica e Educação Em Artes -  Áureo DeFreitas, Lucian José de Souza Costa e Costa

 

O TECLADO ELETRÔNICO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Joel Cardoso, Rosane Nascimento de Almeida

 

CRIAÇÃO, PRODUÇÃO E ADEQUAÇÃO METODOLÓGICA DE REPERTÓRIO E ACERVO PARA PERFORMANCE EM CONJUNTO DE TECLADOS ELETRÔNICOS -  Poéticas E Processos de Atuação em Artes - Rosane Nascimento de Almeida, Italo Amir Martins Barbosa Loureiro

 

MOTIVAÇÃO, TECNOLOGIA DIGITAL E APRENDIZADO MUSICAL CRIATIVO NO ENSINO MÉDIO - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Silene Trópico E Silva

 

MUSICALIZANDO: EXPANDINDO OLHARES E CONHECIMENTOS A PARTIR DO ENSINO DA MÚSICA -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Roniclei Batista Vieira

 

O ESTÍMULO DO TREINAMENTO PSICOFÍSICO PARA O MÚSICO ATUANTE - Poéticas e Processos De Atuação em Artes - Cesário Augusto Pimentel de Alencar, Maria Isabel dos Anjos Veiga Rabelo

 

A PROVÍNCIA DO PARÁ: RELAÇÕES ENTRE PODER E MÚSICA NA BELLE ÉPOQUE PARAENSE - Teorias E Interfaces Epistêmicas em Artes -  Leonardo Vieira Venturieri

 

DIMENSÃO INTERDISCIPLINAR NA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Raquel dos Anjos Veiga

 

04 SESSÃO:

 

ARTE/EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NA AMAZÔNIA: POSSIBILIDADES DA PRÁTICA EDUCATIVA EM ARTES VISUAIS NA ESCOLA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Nelia Lucia Fonseca

 

ENSINO DE DESENHO NAS ARTES VISUAIS: TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO ARTÍSTICO NO CAMPO BIDIMENSIONAL - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Diogo Chagas Lima

 

PERCURSOS VISUAIS: TRAJETOS EDUCATIVOS PARA SE (RE)ENCONTRAR -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Camila Ferreira Araujo Freire

 

ENTRE LINHAS: DESENHAR, SONHAR, BRINCAR, UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE EDUCAÇÃO NA PRAÇA DO CARMO, BELÉM/PARÁ - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Dairilani Paixão deSouza, John Fletcher, Josianne de Almeida Dias

 

XILOGRAVURA: O FAZER A PARTIR DO CONHECIMENTO DE HISTORIA DA ARTE: ARTISTAS E OBRAS, APLICADOS AOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Liliana Regina Ghirardello Dell'Agnese

 

EXPERIENCIAS E APRENDIZAGENS NO PROJETO ESPAÇO DO ÓCIO CRIATIVO -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Rosangela Marques de Britto, Rafael Matheus Moreira Monteiro


 

05 SESSÃO:

 

PATRIMÔNIO, PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA VIVA: ACERVO VIRTUAL DOS UIRAPURUS PARAENSES - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Gilda Helena Gomes Maia, Liliam Barros

 

VESTÍGIOS DAS PRÁTICAS MUSICAIS RELIGIOSAS CATÓLICAS DO PASSADO EM VINTE E CINCO CIDADES DO PARÁ: ESTUDO DAS VERTENTES DOCUMENTAL, ORGANOLÓGICA E ESPACIAL DO PATRIMÔNIO MUSICAL - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Fernando Lacerda Simões Duarte

 

O CORAL SANTA CECÍLIA DA IGREJA MATRIZ - CATEDRAL DE ÓBIDOS - PARÁ: UM ESTUDO DA ATIVIDADE MUSICAL A PARTIR DE DOCUMENTOS E RELATOS -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Fernando Lacerda Simões Duarte

 

CORINHOS PENTECOSTAIS DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM BELÉM: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE MUSICAL, CLASSIFICAÇÃO TEMÁTICA E DE FUNÇÃO LITÚRGICA -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Jefferson Aloysio de Melo Luz

 

DIVINARTE: OS ESPAÇOS SAGRADOS DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NO BAIRRO DA LIBERDADE -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Adriana Tobias Silva

 

A CAPELA DO COLÉGIO: UMA FRONTEIRA NA RELAÇÃO ENTRE O CÍRIO DE NAZARÉ E O COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT, EM BELÉM DO PARÁ - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Luiz Tadeu da Costa

 

BANDA DANIEL NASCIMENTO, PRÁTICA MUSICAL E O CONTEXTO SÓCIO CULTURAL: UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Tirsa Laís De Oliveira Gonçalves Moraes

 

OS QUE COMEMORAM A MORTE PORQUE A VIDA SEGUE: UMA CULTURA POPULAR MEXICANA -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Patrícia Abud Souza

 

06 SESSÃO:

 

A CIDADE COMO MEIO: AÇÃO ARTISTA DESCENTRALIZADA, ATELIÊ DE ARTES VISUAIS MÓVEL - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Amilton Damas de Oliveira, José Marcos Cavalcante de Carvalho

 

O ACERVO FOTOGRÁFICO DO PROJETO VER-A-CIDADE- UM OLHAR SOBRE A PAISAGEM LOCAL -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes -  Cinthya Marques do Nascimento, Erivan Franca Araujo Da Silva

 

JANELAS PARA A CIDADE, BELÉM 16:16 - O IMAGINÁRIO ENTRE A IMAGEM, O SUJEITO, E O ESPAÇO -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Carolina Venturini


 

INSURGÊNCIAS DA ARTE DE RUA – O PIXO E O INAPROPRIÁVEL - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Roberta Amaral Damasceno

 

EXPERIMENTAÇÃO POÉTICA EM ESCULTURA EM METAL COM REFUGOS DA MINERAÇÃO NO SUDESTE DO PARÁ - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - José Maria Teixeira da Costa Junior

 

A REFLEXÃO COMUNICACIONAL DA ESTÉTICA DA IDENTIFICAÇÃO À DIMENSÃO SENSÍVEL TERRITORIAL - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Fábio Rodrigo de Moraes Xavier

 

 

07 SESSÃO:

 

O CONCEITO DE NÃO-CORPO NO PROCESSO CRIATIVO DO ATUANTE CÊNICO - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Diego Augusto Pereira Da Rocha

 

A VIVÊNCIA EM DANÇA COMO POSSIBILIDADE PARA A APROPRIAÇÃO DE SI - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Ana Paula Chagas Monteiro Leite

 

DANÇA E IMANÊNCIA - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Robson Farias Gomes

 

DANÇA HÁPTICA - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Marina Alves Mota

 

VAGALUMEAR EM VÃO(S): PROPOSIÇÃO DE PROCESSO DE TRANSCRIAÇÃO EM DANÇA IMANENTE - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Ana Flávia de Mello Mendes, Ercy Souza

 

O PROJETO POÉTICO DA COMPANHIA MODERNO DE DANÇA: PRIMEIROS COMPARTILHAMENTOS - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Luiza Monteiro e Souza

 

08 SESSÃO:

 

PARA ALÉM DO MOVIMENTO: RESSONÂNCIAS ENTRE IMPROVISAÇÃO E CINEMA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Ludymylla Maria Gomes De Lucena


IMAGINÁRIO E MITO NO PROGRAMA CATALENDAS DA TV CULTURA-PA: UMA ANÁLISE NARRATOLÓGICA DO EPISÓDIO O CASTIGO DO JAPIM - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Nataly Chaves 

 

EMANCIPAÇÃO CRIATIVA NA PRÁTICA: DOS FILMES PARA CRIANÇAS AOS FILMES DE CRIANÇAS - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - José Ricardo Carvalho de Macêdo

 

ARTE CINEMATOGRÁFICA: HIBRIDEZ E RESISTÊNCIA CULTURAL AMAZÔNIDA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Benedita Afonso Martins, Marco Antonio Moreira Carvalho

 

 09 SESSÃO:

 

O COREOCARTÓGRAFO É, ANTES DE TUDO, UM ANTROPÓFAGO EM EXPERIÊNCIAS FAMILIARES - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Juanielson Alves Silva

 

STYLING DE MODA EM BELÉM DO PARÁ, DO LOOKBOOK AO CENÁRIO BELENENSE - - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Bruno Furtado

 

O EXISTIR DRAG NO CIBERESPAÇO - Poéticas e Processos de Atuação em Artes
Allyster Allan Lima Fagundes, Orlando Maneschy

 

BELÉM IS BURNING: VOGUE DANCE E CULTURA BALLHOOM EM BELÉM DO PARÁ - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Juanielson Alves Silva,

 

10 SESSÃO:

 

MESTRE VIEIRA E OS DINÂMICOS – SUPER-HERÓIS DA CULTURAL MUSICAL AMAZÔNICA - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Sonia Chada, Saulo Christ Caraveo da Silva

 

O DIA MUNICIPAL DA GUITARRADA DE MESTRE VIEIRA EM BARCARENA-PA - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Saulo Christ Caraveo, Sonia Chada

 

A MÚSICA COMO LUGAR DE MEMÓRIA: O CARIMBÓ DE MESTRE NECO  - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Lucian José de Souza Costa e Costa

 

O TAMBOR COMO PERSONAGEM NO TEATRO DE ANIMAÇÃO DA POESIA CARIMBOLESCA DE MESTRE VEREQUETE - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Michel Guilherme Gomes Amorim

 

GROOVES DO PARÁ TRANSCRIÇÕES, ADAPTAÇÕES E RECRIAÇÕES RÍTMICAS PARA A BATERIA DOS RITMOS PARAENSES CARIMBÓ, SAMBA DE CACETE E LUNDU MARAJOARA - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Walter da Silva Almeida

 

 

11 SESSÃO:

 

O PORTA-ESTANDARTE E SUA ESPETACULARIDADE NA CENA CARNAVALESCA DE BELÉM – PA - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Amarildo Rodrigues da Cruz

 

TEMPO DE ESPERA, UM PONTO FORA DA CURVA NA CENA TEATRAL LUDOVICENSE - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Gilberto Dos Santos Martins

 

ENCANTAMENTOS DA FOFOIA: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE ARTISTAS DA CENA EM ABAETETUBA -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Alberto Valter Vinagre Mendes

 

CULTURA DO CARNAVAL: EM QUE O CARNAVAL PARAENSE É PARAENSE -  Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes - Neder Roberto Charone

 

12 SESSÃO:

 

ARTE E PATRIMÔNIO - ANTIGA ESTRADA DE FERRO BELÉM-BRAGANÇA: UMA AÇÃO EDUCATIVA NA ESCOLA DR. JOSÉ JOÃO DE MELO- CASTANHAL (PA) -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Luiz Gustavo Cordovil Corrêa Dos Santos

 

A GERAÇÃO Z E O SUPORTE TOUCH SCREEN: CONEXOES ENTRE ARTE E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Sandro Pereira de Almeida

 

DEVIR PROFESSORA: ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA A/R/TOGRÁFICA -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Maria Paula Gomes Marques

 

A OLARIA COMO UM ESPAÇO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA ALUNOS GRADUANDOS DE ARTES VISUAIS - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - André Luis Pereira de Freitas

 

PERFORMANCE E MEMÓRIA DENTRO E FORA DA ESCOLA -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  José Denis de Oliveira Bezerra, Amanda Nascimento Modesto

 

13 SESSÃO: 

 

 WAJANGA – RITUAIS DE ARTE-MEDICINA EM ALDEIAS MEBENGOKRE-KAYAPÓ - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Rafael Ribeiro Cabral

 

NHEENGAÍBA-VODUM: GRIÔ POÉTICO NA CONFLUÊNCIA DO INDÍGENA E QUILOMBOLA HABITANTES DAS MARGENS DO RIO MARAJÓ-AÇÚ AO RIO ARARI EM PONTA DE PEDRAS NA ILHA DO MARAJÓ – PARÁ - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Nani Tavares

 

FRONTEIRAS DE IGAPÓ: O CAMINHAR DO RISCO ENTRE TEATRO RITUAL E PERFORMANCE NAS OBRAS JURUNALDEIA E RETRATO EM AMERÍNDIA SANGUE -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Ana Carolina Magno de Barros

 

MARUJADA: PRÁTICAS CULTURAIS, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA DOS NEGROS -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França

 

SOU EU NOS-NÓS, CAMARÁ! : O PERCURSO ARTÍSTICO-CAPOEIRÍSTICO COMO MOVENTE PARA A PESQUISA EM DANÇA - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Andreza Barroso da Silva

 

TRAJETOS, MEMÓRIAS E AFETOS NA GRAVURA AFRO AMAZÔNIDA - Poéticas e Processos ee Atuação em Artes - Glauce Patrícia da Silva Santos

 

PROTAGONISMO FEMININO E PRÁTICAS DE DANÇA AFRO-BRASILEIRA NA PESQUISA MUKUIU  - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Carmem Pricila Virgolino Teixeira

 

CULTURA E IDENTIDADE DAS MULHERES A PARTIR DA NARRATIVA NO MOVIMENTO CULTURAL: CARNAVAL DAS ÁGUAS EM CAMETÁ-PA -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Jalva Farias Teles

 

O CORPO DE CATIRINA: DRAMATURGIA NEGRA NA AMAZÔNIA PARAENSE - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Maria Ceci Leal Bandeira


 

14a SESSÃO:

 

REPRESENTAÇÕES DO MASCULINO NA HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS: REFLETINDO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E PRODUÇÃO DE DISCURSO - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Jocy, Rafael Passos De Melo

 

AMAZÔNIA E TERRITORIOS VISUAIS: A FOTOGRAFIA DE ELZA LIMA E PAULA SAMPAIO -  Poéticas e Processos ee Atuação em Artes - Edson Feitosa Palheta

 

FOTOGRAFIA PARAENSE: TRAJETÓRIDA DE GUY VELOSO - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Thiago Guimarães Azevedo, Fernanda Lima da Silva, Victória Letícia Teixeira Monteiro

 

FLORESTA SONORA, POR UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO OLHAR: À LUZ DE MIGUEL CHIKAOKA -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Nilson Corrêa Damasceno, Ronney Alano Pinto Dos Reis, Carolina Venturini

 

EXPOSIÇÃO DO CORPO COLONIZADO UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ARTE DECOLONIAL DE EDER OLIVEIRA -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Maria Cristina Simões Viviani, Romulo F Morais

 

INVISIBILIDADES VISÍVEIS: OLHARES E INQUIETAÇÕES SOBRA A PEQUENA REPRESENTATIVIDADE DOS GRUPOS FUNDANTES DA CULTURA AMAZÔNICA NO MUSEU DO ESTADO DO PARÁ -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Nilson Corrêa Damasceno

 

VOLTA E ALGUMAS QUESTÕES RACIAIS PARA A FOTOGRAFIA NO PARÁ -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Ramon Reis Souza,Remover

 

 

15a SESSÃO:

 

A OCUPAÇÃO DO SOLAR DA BEIRA EM 2015: UMA ANÁLISE ARTÍSTICA SOCIAL - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Danilo Pontes Barata Peres

CONFLITO: UM DESVIO NECESSÁRIO À ARTE COLABORATIVA -  José Ricardo Carvalho De Macêdo

 

TRANSGRESSÃO E RESISTÊNCIA: A PERFORMATIVIDADE DE JOVENS DE BANDAS DE PUNK ROCK EM BELÉM DO PARÁ NOS ANOS 90 - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Keila Michelle Silva Monteiro, Márcio Roberto Gonçalves Siqueira

 

AS VANGUARDAS DE CONTRA-CULTURA E A EPISTEMOLOGIA DECOLONIAL: RELAÇÕES E AFETAÇÕES EM PRÁTICAS POÉTICAS/SUBVERSIVAS NA CIDADE DE BELÉM - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Bruna Suelen Silva Barros

 

INTRA_PERIFERIA: EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS DA PERIFERIA DE BELÉM, COMO CONTEÚDO DE UMA WEB SÉRIE DOCUMENTAL - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Eder Ferreira Monteiro

 

AS DEMOCRACIAS NECESSITAM DAS ARTES! A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO ARTÍSTICA NOS CENTROS DE ENSINO PARA A MANUTENÇÃO DOS GOVERNOS DEMOCRÁTICOS - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Bárbara Toscano Gibson

 

O PROCESSO DE ACOMODAÇÃO VISTO A PARTIR DAS NARRATIVAS IDENTIFICADAS NUMA PAREDE DE MEMÓRIAS - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Luena Cordeiro de Souza Müller Chaves

 

 

 

16a SESSÃO:

 

INVESTIGAÇÕES POÉTICAS DE UM CORPO (TRANS)MIDIÁTICO - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Flávio Gonçalves, Kai Henrique Silva Fernandes

 

QUANDO RASTROS E VAZIOS SE CRUZAM: O ÁLBUM FOTOGRÁFICO COMO TERRITÓRIO DE CRIAÇÃO - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Rafaelle Ribeiro Rabello

 

INTERURBANO - REFLEXÕES SOBRE PÁSSAROS AO TELEFONE - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Raymundo Oliveira

 

ESCREVER NO PAPEL E NO VIRTUAL REFLEXÕES SOBRE TENSÕES ENTRE O ANALÓGICO E O DIGITAL - Poéticas e Processos de Atuação em Artes -  Márcio Lins de Carvalho

 

VOZES DA FLORESTA: SONS E SENTIDOS QUASE IN-INTELIGÍVES E IN-IMAGINÁVEIS QUE AINDA ESCAPAM À PARAFERNÁLIA SONORA -TECNOLÓGICA E DIGITAL GLOBAL -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Marlise Borges de Lima

 

ARTE CONTEMPORÂNEA COMO FIO CONDUTOR DO PROCESSO CRIATIVO E COLABORATIVO, MEDIADO POR TECNOLOGIA DIGITAL -  Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes - SILENE TRÓPICO E SILVA


 

17a SESSÃO:

 

CAMPINA, UM FILME DE PROCESSO - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Rodrigo José Castro Correia

 

AUTO-REFLEXÃO POÉTICA E MÁGICA SOBRE A CRIAÇÃO DO CURTA-METRAGEM O FILHO DO HOMEM - Poéticas e Processos de Atuação em Artes -  Fillipe Augusto Rodrigues Costa

 

A CASA DE MARLENE: FOTO INSTALAÇÃO MULTISSENSORIAL - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Suely da Silva Nascimento

 

EXPERIÊNCIA INTERIOR: CORPO, EROTISMO E MORTE - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Wilka Sales de Barros

 

RÁDIO PERFORMANCE - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Paulo de Araújo Meira Júnior

 

MENSAGENS SONORAS - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Paulo de Araújo Meira Júnior

 

DIBUBUÍSMO POR RIOS ANTES NÃO NAVEGADOS - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Marise Maués Gomes

 

A LUZ ÍNTIMA: A CRIAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO POÉTICA TEATRAL COM AS LUMINOSIDADES DAS MEMÓRIAS DE SI - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Iara Souza, Enoque Paulino

 

NOTAS DE UMA ARTISTA-PESQUISADORA NA UNIVERSIDADE - Poéticas e Processos de Atuação em Artes -  Melissa Barbery Lima

 

FALHA E CONCERTO INTERMITENTE: NOTAS SOBRE EXPERIÊNCIA SONORA - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Waleria Americo Bezerra

 

 

 

18a SESSÃO:

 

O QUADRO QUE MINHA AVÓ BORDOU: INQUIETAÇÕES SOBRE A ARTE E AS SUAS BORDAS - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Juliana Padilha

 

ARTIVISMO E FEMINISMO NAS OBRAS DAS ARTISTAS PARAENSES LUCIA GOMES, NAIARA JINKNSS E PRISCILA DUQUE - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Desiree Costa Giusti 

 

THE DINNER PARTY - 40 ANOS: REVERBERAÇÕES FEMINISTAS NA ARTE CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA OBRA DE JUDY CHICAGO - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Juliana Padilha

 

O QUE PODE O CORPO FEMININO ENTRE PASSAGENS RIO-PELE? -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Maria dos Remédios de Brito, Roseany Karimme Silva Fonseca

 

O CHECKPOINT DE NGE LAY E A URGÊNCIA DE FALAR DE NOSSAS VULVAS -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Maria Cristina Simões Viviani

 

19a SESSÃO:

 

INCIDENTES, ESTALOS, ACONTECIMENTOS COMO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DA PESQUISA EM ARTE - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Cláudia Leão, Maria dos Remédios de Brito

 

O CAMINHO SUAVE - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Silvia Do Socorro Luz Pinheiro

 

REPRESENTAÇÕES DO IMAGINÁRIO: ANÁLISE FÍLMICA DE O GRANDE HOTEL BUDAPESTE DE WES ANDERSON - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Stephanie Silva Belém

 

MARGEAR: PISTAS, MAPAS E SONHOS - Poéticas e Processos de Atuação em Artes
-  Renata Aguiar Rodrigues

 

POR UMA ETNOCAMINHADA EM CRIAÇÃO: MODOS DE COM-POR |OUTRAS| GRAFIAS FESTIVAS ESPETACULARES - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Danielle de Jesus de Souza Fonseca, Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida

 

 

1a JORNADA PROF-ARTES

 

A MUSICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NO PROGRAMA CORDAS DA AMAZÔNIA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Antônio de Pádua Araújo Batista, Silvana Pereira da Cruz

 

A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PESSOAS COM TEA: UM ESTUDO DE CASO DE DOIS MÚSICOS DE BELÉM DO PARÁ - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Jessika Rodrigues da Silva, Paulyane Nascimento Zimmer

 

O ACERVO MUSICAL DA ORQUESTRA DE VIOLONCELISTAS DA AMAZÔNIA (OVA): CONTRIBUIÇÕES À INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Áureo DeFreitas, Paulyane Nascimento Zimmer, Amanda Damasceno Alencar

 

COLETÂNEA DE ARRANJOS MUSICAIS PARA CORAL E ORQUESTRA DO IFPA – CAMPUS PARAGOMINAS - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Hudson Trindade de Sousa

 

RECORTES DA MEMÓRIA: AS CRÔNICAS DO CORAL MATER VERBI EM PERSPECTIVA AFETIVA -  Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes -Jéssica Wisniewski Dias

 

EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA PARA DISLÉXICOS - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Letícia Silva e Silva

 

REPENSANDO A EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DISLEXIA NA ESCOLA REGULAR - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Letícia Silva e Silva

 

ASPECTOS DO JOGO ELETRÔNICO RYSE: SON OF ROME ENQUANTO MEDIADOR DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Silvia Cruz Peixoto

 

QUEM PODE FALAR? TEATRO DO OPRIMIDO NA ESCOLA: POR UMA PEDAGOGIA DE EMERGÊNCIA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Yandra Carine Galuppo

 

VOO DE PÁSSAROS: POÉTICA DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO “O NINHO” NA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE BENEVIDES- PARÁ - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Marcelo Castro

 

O LEGADO DA CULTURA MARACÁ E CUNANI ATRAVÉS DO OLHAR DOS ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DEUSOLINA SALLES FARIAS - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Ceila Glaucia Barroso de Moraes

bottom of page