top of page
02BACK_edited_edited.png
79698509_542817633115374_518370950257836032_n.jpeg

ANAIS - IX FORUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTE - 2019-2020
SUMÁRIO

1A. SESSÃO:

DO SONHO DE PINACOTECA À CRIAÇÃO DO MUSEU DE ARTE DE BELÉM: UM ACERVO EM FORMAÇÃO  - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Janice Shirley Souza Lima

 

MEDIAÇÃO CULTURAL SOBRE DUAS PERSPECTIVAS DE UM MESMO TERRITÓRIO – MUSEU DA UFPA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA  - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Rosangela Marques de Britto, Letícia Carvalho Viana de Sousa

 

CURADORIA DE EXPOSIÇÃO DE COLEÇÃO PARTICULAR: ESTUDO DE CASO DA EXPOSIÇÃO AS COLEÇÕES – O OLHAR DO CORAÇÃO - ARTISTAS PARAENSES NO ACERVO DE JORGE ALEX ATHIAS - Memórias, História, Crítica E Educação em Artes - Marcela Guedes Cabral

 

BREVE BIOGRAFIA DE UMA BAIA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Marcela Guedes Cabral

O AUDIOVISUAL COMO PROCESSO E PRODUTO DA PESQUISA NOÇÕES NATIVAS DE PATRIMÔNIOS MUSEALIZADOS EM BELÉM -  Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes - Rosangela Marques de Britto, Marisa Morkarzel, Moyses Cavalcante

 

CAIXA DE PANDORA: ESTUDO E LEVANTAMENTO DAS OBRAS, PARA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE HIBRIDAÇÃO NOS PROCESSOS ARTÍSTICOS DO GRUPO - Poéticas E Processos De Atuação Em Artes - Val Sampaio, Dóris Karoline Rocha da Costa

 

COLEÇÃO AMAZONIANA DE ARTE DA UFPA: NOTAS PARA GESTÃO DO ACERVO -  Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes - Orlando Maneschy, Paola Haber Maués,Remover

 

AMAZÔNIA FRATURADA: A VISUALIDADE AMAZÔNICA COMO MEDIDA PARA COMPREENDER A ARTE CONTEMPORÂNEA -  Poéticas E Processos De Atuação Em Artes - Orlando Maneschy, Guido Couceiro Elias

O TEATRO PRECISA DE TEATRO? REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A DESTERRITORIALIZAÇÃO DO TEATRO A PARTIR DO GRUPO DE TEATRO PALHA - PA -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, Paulo Roberto Santana Furtado

 

LIMITES E AMBIVALÊNCIAS ENTRE O TEATRO E A PERFORMANCE -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Paulo César Sousa Dos Santos Junior

JOGO COM SOMBRAS: METODOLOGIA PARA TRABALHAR O TEATRO DE SOMBRAS COMO PRÁTICA DO ENSINO - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Cláudia Leão, Alexis Francisco Matute Izaguirre

TEATRO EXPERIMENTAL WALDEMAR HENRIQUE: MEMÓRIAS E MILITÂNCIAS NA CENA TEATRAL CONTEMPORÂNEA DE BELÉM DO PARÁ -  Memórias, História, Crítica E Educação Em Artes - : José Denis de Oliveira Bezerra, Ana Karine Jansen de Amorim

03 SESSÃO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTES/MÚSICA – REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES UFPA -  Memórias, História, Crítica e Educação Em Artes -  Áureo DeFreitas, Lucian José de Souza Costa e Costa

 

O TECLADO ELETRÔNICO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Joel Cardoso, Rosane Nascimento de Almeida

 

CRIAÇÃO, PRODUÇÃO E ADEQUAÇÃO METODOLÓGICA DE REPERTÓRIO E ACERVO PARA PERFORMANCE EM CONJUNTO DE TECLADOS ELETRÔNICOS -  Poéticas E Processos de Atuação em Artes - Rosane Nascimento de Almeida, Italo Amir Martins Barbosa Loureiro

 

MOTIVAÇÃO, TECNOLOGIA DIGITAL E APRENDIZADO MUSICAL CRIATIVO NO ENSINO MÉDIO - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Silene Trópico e Silva

 

A PROVÍNCIA DO PARÁ: RELAÇÕES ENTRE PODER E MÚSICA NA BELLE ÉPOQUE PARAENSE - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Leonardo Vieira Venturieri

 

DIMENSÃO INTERDISCIPLINAR NA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Raquel dos Anjos Veiga

04 SESSÃO:

ARTE/EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NA AMAZÔNIA: POSSIBILIDADES DA PRÁTICA EDUCATIVA EM ARTES VISUAIS NA ESCOLA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Nelia Lucia Fonseca

 

ENSINO DE DESENHO NAS ARTES VISUAIS: TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO ARTÍSTICO NO CAMPO BIDIMENSIONAL - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Diogo Chagas Lima

 

PERCURSOS VISUAIS: TRAJETOS EDUCATIVOS PARA SE (RE)ENCONTRAR -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Camila Ferreira Araujo Freire

 

XILOGRAVURA: O FAZER A PARTIR DO CONHECIMENTO DE HISTORIA DA ARTE: ARTISTAS E OBRAS, APLICADOS AOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Liliana Regina Ghirardello Dell'Agnese

 

EXPERIENCIAS E APRENDIZAGENS NO PROJETO ESPAÇO DO ÓCIO CRIATIVO -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Rosangela Marques de Britto, Rafael Matheus Moreira Monteiro

05 SESSÃO:

 

PATRIMÔNIO, PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA VIVA: ACERVO VIRTUAL DOS UIRAPURUS PARAENSES - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Gilda Helena Gomes Maia, Liliam Barros

06 SESSÃO:

A CIDADE COMO MEIO: AÇÃO ARTISTA DESCENTRALIZADA, ATELIÊ DE ARTES VISUAIS MÓVEL -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Amilton Damas de Oliveira, José Marcos Cavalcante de Carvalho

JANELAS PARA A CIDADE, BELÉM 16:16 - O IMAGINÁRIO ENTRE A IMAGEM, O SUJEITO, E O ESPAÇO - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Carolina Venturini

A REFLEXÃO COMUNICACIONAL DA ESTÉTICA DA IDENTIFICAÇÃO À DIMENSÃO SENSÍVEL - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Fábio Rodrigo de Moraes Xavier

07 SESSÃO:

VAGALUMEAR EM VÃO(S): PROPOSIÇÃO DE PROCESSO DE TRANSCRIAÇÃO EM DANÇA IMANENTE - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Ana Flávia de Mello Mendes, Ercy Souza

O PROJETO POÉTICO DA COMPANHIA MODERNO DE DANÇA: PRIMEIROS COMPARTILHAMENTOS - Poéticas e Processos de Atuação em Artes -  Luiza Monteiro e Souza

08 SESSÃO:

 

PARA ALÉM DO MOVIMENTO: RESSONÂNCIAS ENTRE IMPROVISAÇÃO E CINEMA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Ludymylla Maria Gomes De Lucena

​ARTE CINEMATOGRÁFICA: HIBRIDEZ E RESISTÊNCIA CULTURAL AMAZÔNIDA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Benedita Afonso Martins, Marco Antonio Moreira Carvalho,

09 SESSÃO:

O COREOCARTÓGRAFO É, ANTES DE TUDO, UM ANTROPÓFAGO EM EXPERIÊNCIAS FAMILIARES - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Juanielson Alves Silva
 

O EXISTIR DRAG NO CIBERESPAÇO - Poéticas E Processos de Atuação em Artes- Allyster Allan Lima Fagundes, Orlando Maneschy,
 

BELÉM IS BURNING: VOGUE DANCE E CULTURA BALLHOOM EM BELÉM DO PARÁ - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Juanielson Alves Silva

10 SESSÃO:

MESTRE VIEIRA E OS DINÂMICOS – SUPER-HERÓIS DA CULTURAL MUSICAL AMAZÔNICA - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Saulo Christ Caraveo da Silva, Sonia Chada

 

A MÚSICA COMO LUGAR DE MEMÓRIA: O CARIMBÓ DE MESTRE NECO -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Lucian José De Souza Costa e Costa


O TAMBOR COMO PERSONAGEM NO TEATRO DE ANIMAÇÃO DA POESIA CARIMBOLESCA DE MESTRE VEREQUETE

-  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Michel Guilherme Gomes Amorim

11 SESSÃO:

O PORTA-ESTANDARTE E SUA ESPETACULARIDADE NA CENA CARNAVALESCA DE BELÉM – PA -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Amarildo Rodrigues da Cruz

 

ENCANTAMENTOS DA FOFOIA: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE ARTISTAS DA CENA EM ABAETETUBA - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Alberto Valter Vinagre Mendes

12 SESSÃO:

A GERAÇÃO Z E O SUPORTE TOUCH SCREEN: CONEXOES ENTRE ARTE E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Sandro Pereira de Almeida

13 SESSÃO:

WAJANGA – RITUAIS DE ARTE-MEDICINA EM ALDEIAS MEBENGOKRE-KAYAPÓ - Teorias E Interfaces Epistêmicas Em Artes - Rafael Ribeiro Cabral

 

FRONTEIRAS DE IGAPÓ: O CAMINHAR DO RISCO ENTRE TEATRO RITUAL E PERFORMANCE NAS OBRAS JURUNALDEIA E RETRATO EM AMERÍNDIA SANGUE -  Poéticas E Processos de Atuação em Artes - Ana Carolina Magno de Barros

 

MARUJADA: PRÁTICAS CULTURAIS, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA DOS NEGROS - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França

 

SOU EU NOS-NÓS, CAMARÁ! : O PERCURSO ARTÍSTICO-CAPOEIRÍSTICO COMO MOVENTE PARA A PESQUISA EM DANÇA - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Andreza Barroso da Silva

 

O CORPO DE CATIRINA: DRAMATURGIA NEGRA NA AMAZÔNIA PARAENSE -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Maria Ceci Leal Bandeira

14 SESSÃO:

REPRESENTAÇÕES DO MASCULINO NA HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS: REFLETINDO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E PRODUÇÃO DE DISCURSO - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Rafael Passos De Melo Jocy

 

AMAZÔNIA E TERRITÓRIOS VISUAIS: A FOTOGRAFIA DE ELZA LIMA E PAULA SAMPAIO -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Edson Feitosa Palheta

 

INVISIBILIDADES VISÍVEIS: OLHARES E INQUIETAÇÕES SOBRA A PEQUENA REPRESENTATIVIDADE DOS GRUPOS FUNDANTES DA CULTURA AMAZÔNICA NO MUSEU DO ESTADO DO PARÁ -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Nilson Corrêa Damasceno

15 SESSÃO:

A OCUPAÇÃO DO SOLAR  DA BEIRA EM 2015: UMA ANÁLISE ARTÍSTICA SOCIAL - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Danilo Pontes Barata Peres

 

TRANSGRESSÃO E RESISTÊNCIA: A PERFORMATIVIDADE DE JOVENS DE BANDAS DE PUNK ROCK EM BELÉM DO PARÁ NOS ANOS 90 -  Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Keila Michelle Silva Monteiro, Márcio Roberto Gonçalves Siqueira

16 SESSÃO:

QUANDO RASTROS E VAZIOS SE CRUZAM: O ÁLBUM FOTOGRÁFICO COMO TERRITÓRIO DE CRIAÇÃO -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Rafaelle Ribeiro Rabello

 

INTERURBANO - REFLEXÕES SOBRE PÁSSAROS AO TELEFONE - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Raymundo Oliveira

 

ESCREVER NO PAPEL E NO VIRTUAL REFLEXÕES SOBRE TENSÕES ENTRE O ANALÓGICO E O DIGITAL - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Márcio Lins de Carvalho

 

VOZES DA FLORESTA: SONS E SENTIDOS QUASE IN-INTELIGÍVES E IN-IMAGINÁVEIS QUE AINDA ESCAPAM À PARAFERNÁLIA SONORA-TECNOLÓGICA E DIGITAL GLOBAL -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Marlise Borges de Lima

 

ARTE CONTEMPORÂNEA COMO FIO CONDUTOR DO PROCESSO CRIATIVO E COLABORATIVO, MEDIADO POR TECNOLOGIA DIGITAL -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Silene Trópico E Silva

17 SESSÃO:

A CASA DE MARLENE: FOTO INSTALAÇÃO MULTISSENSORIAL - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Suely da Silva Nascimento,

 

NOTAS DE UMA ARTISTA-PESQUISADORA NA UNIVERSIDADE - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Melissa Barbery Lima

18 SESSÃO:

O QUE PODE O CORPO FEMININO ENTRE PASSAGENS RIO-PELE? - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Maria dos Remédios de Brito, Roseany Karimme Silva Fonseca

 

O CHECKPOINT DE NGE LAY E A URGÊNCIA DE FALAR DE NOSSAS VULVAS - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes -  Maria Cristina Simões Viviani

19 SESSÃO:

INCIDENTES, ESTALOS, ACONTECIMENTOS COMO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DA PESQUISA EM ARTE - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Cláudia Leão, Maria dos Remédios de Brito

 

O CAMINHO SUAVE -  Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Silvia do Socorro Luz Pinheiro

 

REPRESENTAÇÕES DO IMAGINÁRIO: ANÁLISE FÍLMICA DE O GRANDE HOTEL BUDAPESTE DE WES ANDERSON - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Stephanie Silva Belém

MARGEAR: PISTAS, MAPAS E SONHOS - Poéticas e Processos de Atuação em Artes - Renata Aguiar Rodrigues

 

POR UMA ETNOCAMINHADA EM CRIAÇÃO: MODOS DE COM-POR |OUTRAS| GRAFIAS FESTIVAS ESPETACULARES - Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes - Danielle de Jesus de Souza Fonseca, Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida

1a JORNADA DO PROF-ARTES

A MUSICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NO PROGRAMA CORDAS DA AMAZÔNIA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Silvana Pereira Da Cruz, Antônio de Pádua Araújo Batista

 

A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PESSOAS COM TEA: UM ESTUDO DE CASO DE DOIS MÚSICOS DE BELÉM DO PARÁ - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Jessika Rodrigues Da Silva, Paulyane Nascimento Zimmer

 

O ACERVO MUSICAL DA ORQUESTRA DE VIOLONCELISTAS DA AMAZÔNIA (OVA): CONTRIBUIÇÕES À INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Áureo DeFreitas, Paulyane Nascimento Zimmer, Amanda Damasceno Alencar

 

RECORTES DA MEMÓRIA: AS CRÔNICAS DO CORAL MATER VERBI EM PERSPECTIVA AFETIVA - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Jéssica Wisniewski Dias

 

EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA PARA DISLÉXICOS -  Memórias, História, Crítica e Educação em Artes - Letícia Silva e Silva,

 

ASPECTOS DO JOGO ELETRÔNICO RYSE: SON OF ROME ENQUANTO MEDIADOR DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE - Memórias, História, Crítica e Educação em Artes -  Silvia Cruz Peixoto

bottom of page